Page 5 - Arquitetura - DOC 3
P. 5
APRESENTAÇÃO
Através do Projeto Academia das Rochas, a ABIROCHAS está formulando instrumentos que
favoreçam a agregação tecnológica, os processos de inovação e design, a capacitação
operacional e gerencial, o fortalecimento associativo, o acesso a mercados e outros focados
na atividade de marmoraria, fortalecendo o papel do marmorista junto a especificadores e
consumidores finais de todo o país.
A qualificação da marmoraria é considerada importante e extremamente oportuna, cumprindo
uma dupla finalidade: a capacitação para atendimento das novas formas de relacionamento
exigidas pela indústria da construção civil dos seus fornecedores, no mercado interno; e a
adequação para a denominada “terceira onda exportadora” do setor de rochas, centrada no
fornecimento de produtos acabados e serviços para atendimento de obras no mercado
externo.
No mercado interno, as marmorarias precisarão atuar como fornecedoras de soluções
integradas de revestimento para as edificações, e não mais como simples fornecedoras de
insumos. No mercado externo, a terceira onda exportadora é a principal forma atualmente
vislumbrada para um salto quantitativo e qualitativo das exportações, acrescentando-se
produtos acabados de maior valor agregado à comercialização.
Arquitetos, designers e outros profissionais que especificam materiais de revestimento
compõem o elo inicial da estrutura de demanda das rochas ornamentais na construção. Em
todo o mundo é central o papel dos arquitetos e designers de interiores na definição dos
materiais cotados para as obras. No Brasil esse papel não pode ser diferente, devendo-se
fortalecer o relacionamento desses profissionais com os marmoristas, como a melhor forma
de promover a demanda dos materiais rochosos naturais de ornamentação e revestimento.
Os documentos técnicos da Série Arquitetura trazem informações que auxiliarão os
profissionais na seleção dos materiais mais adequados para os seus projetos e satisfação de
seus clientes.
Brasília, 20 de abril de 2019
Reinaldo Dantas Sampaio José Georgevan Gomes de Araújo
Presidente Vice-Presidente de Mercado Interno