Page 5 - Marmoraria - DOC 18
P. 5
APRESENTAÇÃO
Através do Projeto Academia das Rochas, a ABIROCHAS está formulando ins-
trumentos que favoreçam a agregação tecnológica, os processos de inovação
e design, a capacitação operacional e gerencial, o fortalecimento associativo, o
acesso a mercados e outros focados na atividade de marmoraria, fortalecendo
o papel do marmorista junto a especificadores e consumidores finais de todo o
País.
A qualificação da marmoraria é considerada importante e extremamente opor-
tuna, cumprindo uma dupla finalidade: a capacitação para atendimento das
novas formas de relacionamento exigidas pela indústria da construção civil dos
seus fornecedores, no mercado interno; e a adequação para a denominada
“terceira onda exportadora” do setor de rochas, centrada no fornecimento de
produtos acabados e serviços para atendimento de obras no mercado externo.
No mercado interno, as marmorarias precisarão atuar como fornecedoras de
soluções integradas de revestimento para as edificações, e não mais como
simples fornecedoras de insumos. No mercado externo, a terceira onda expor-
tadora é a principal forma atualmente vislumbrada para um salto quantitativo e
qualitativo das exportações, acrescentando-se produtos acabados de maior
valor agregado à comercialização.
A série de documentos técnicos dedicados às marmorarias tem por finalidade
divulgar as melhores práticas do processo produtivo e da prestação de servi-
ços ao consumidor, desde o recebimento da matéria-prima até a entrega do
produto final. Também estão contempladas dicas de organização, estratégias
de venda, custos e formação de preços, informações técnicas sobre aplicação,
patologias dos revestimentos, novas tecnologias, de modo a auxiliar o marmo-
rista quanto às demandas de especificadores e clientes.
Esperamos que este documento seja útil e que o projeto Academia das Rochas
contribua efetivamente para a modernização e prosperidade das marmorarias
brasileiras.
Brasília, 29 de julho de 2019
Reinaldo Dantas Sampaio José Georgevan Gomes de Araújo
Presidente Vice-Presidente de Mercado Interno