Page 5 - Marmoraria - DOC 06
P. 5
APRESENTAÇÃO
Através do Projeto Academia das Rochas, a ABIROCHAS está formulando instrumentos que
favoreçam a agregação tecnológica, os processos de inovação e design, a capacitação
operacional e gerencial, o fortalecimento associativo, o acesso a mercados e outros focados
na atividade de marmoraria, fortalecendo o papel do marmorista junto a especificadores e
consumidores finais de todo o país.
A qualificação da marmoraria é considerada importante e extremamente oportuna,
cumprindo uma dupla finalidade: a capacitação para atendimento das novas formas de
relacionamento exigidas pela indústria da construção civil dos seus fornecedores, no
mercado interno; e a adequação para a denominada “terceira onda exportadora” do setor de
rochas, centrada no fornecimento de produtos acabados e serviços para atendimento de
obras no mercado externo.
No mercado interno, as marmorarias precisarão atuar como fornecedoras de soluções
integradas de revestimento para as edificações, e não mais como simples fornecedoras de
insumos. No mercado externo, a terceira onda exportadora é a principal forma atualmente
vislumbrada para um salto quantitativo e qualitativo das exportações, acrescentando-se
produtos acabados de maior valor agregado à comercialização.
A série de documentos técnicos dedicados às marmorarias tem por finalidade divulgar as
melhores práticas do processo produtivo e da prestação de serviços ao consumidor, desde o
recebimento da matéria-prima até a entrega do produto final. Também estão contempladas
dicas de organização, estratégias de venda, custos e formação de preços, informações
técnicas sobre aplicação, patologias dos revestimentos, novas tecnologias, de modo a
auxiliar o marmorista quanto às demandas de especificadores e clientes.
Esperamos que este documento seja útil e que o projeto Academia das Rochas contribua
efetivamente para a modernização e prosperidade das marmorarias brasileiras.
Brasília, 20 de abril de 2019
Reinaldo Dantas Sampaio José Georgevan Gomes de Araújo
Presidente Vice-Presidente de Mercado Interno