Page 5 - Arquitetura - DOC 7
P. 5
APRESENTAÇÃO
Através do Projeto Academia das Rochas, a ABIROCHAS está formulando instrumen-
tos que favoreçam a agregação tecnológica, os processos de inovação e design, a ca-
pacitação operacional e gerencial, o fortalecimento associativo, o acesso a mercados e
outros focados na atividade de marmoraria, fortalecendo o papel do marmorista junto a
especificadores e consumidores finais de todo o país.
A qualificação da marmoraria é considerada importante e extremamente oportuna,
cumprindo uma dupla finalidade: a capacitação para atendimento das novas formas de
relacionamento exigidas pela indústria da construção civil dos seus fornecedores, no
mercado interno; e a adequação para a denominada “terceira onda exportadora” do
setor de rochas, centrada no fornecimento de produtos acabados e serviços para
atendimento de obras no mercado externo.
No mercado interno, as marmorarias precisarão atuar como fornecedoras de soluções
integradas de revestimento para as edificações, e não mais como simples fornece-
doras de insumos. No mercado externo, a terceira onda exportadora é a principal forma
atualmente vislumbrada para um salto quantitativo e qualitativo das exportações,
acrescentando-se produtos acabados de maior valor agregado à comercialização.
Arquitetos, designers e outros profissionais que especificam materiais de revestimento
compõem o elo inicial da estrutura de demanda das rochas ornamentais na construção.
Em todo o mundo é central o papel dos arquitetos e designers de interiores na definição
dos materiais cotados para as obras. No Brasil esse papel não pode ser diferente,
devendo-se fortalecer o relacionamento desses profissionais com os marmoristas,
como a melhor forma de promover a demanda dos materiais rochosos naturais de
ornamentação e revestimento. Os documentos técnicos da Série Arquitetura trazem
informações que auxiliarão os profissionais na seleção dos materiais mais adequados
para os seus projetos e satisfação de seus clientes.
Brasília, 29 de julho de 2019
Reinaldo Dantas Sampaio José Georgevan Gomes de Araújo
Presidente Vice-Presidente de Mercado Interno