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          O ensaio é realizado em 2 corpos de prova de
          formato cilíndrico (cerca de 3 cm de base e 7,5 cm
          de altura), em equipamento específico, denomi-
          nado dilatômetro, e os resultados são expressos
                -3
                           o
          em 10  mm/m x  C (ou seja, quantos milímetros a
          rocha  se  dilata  a  cada  metro,  em  função  da
          temperatura, em graus Celsius).


          Os valores obtidos são utilizados para o dimensio-
          namento do espaçamento das juntas em revesti-
          mentos  de  pisos,  paredes  e  fachadas.  Quando                Equipamento para medição da
          estes  não  são  adequadamente  considerados,                    dilatação térmica linear (Foto:
          pode  ocorrer  tensionamento  das  placas  e,  ao                 Eleno de Paula Rodrigues).
          longo do tempo, fissuramentos e até quebra das
          placas, com risco de queda do material.





                                             Desgaste abrasivo




          O desgaste abrasivo por atrito, devido ao tráfego de pessoas ou veículos, é importante
          parâmetro para a seleção de rochas aplicadas no revestimento de pisos. Essa propriedade
          está diretamente relacionada à composição mineral da rocha e à proporção, tamanho e
          disposição espacial dos minerais.


          Sua determinação é objeto de várias normas distintas, conforme a entidade normalizadora,
          de forma que os resultados nem sempre são comparáveis entre si.


          No Brasil, adota-se a determinação de desgaste por meio do tribômetro Amsler, que consiste
          na medição da redução de espessura (mm) que corpos de prova, com cerca de 10 cm de
          arestas, apresentam após um percurso abrasivo de 500 m e de 1.000 m, com o uso de areia
          essencialmente quartzosa como abrasivo. Este ensaio procura simular, em laboratório, a
          solicitação por atrito devida ao tráfego de pessoas ou veículos.



           IMPORTANTE: rochas com menores valores de desgaste são as mais indicadas para

           pisos em áreas de alto tráfego. Porém, em caso de paginação em pisos, é também
           muito importante não se utilizar rochas com resistências ao desgaste muito diferentes.
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