Page 5 - Marmoraria - DOC 16
P. 5
APRESENTAÇÃO
Através do Projeto Academia das Rochas, a ABIROCHAS está formulando instru-
mentos que favoreçam a agregação tecnológica, os processos de inovação e
design, a capacitação operacional e gerencial, o fortalecimento associativo, o aces-
so a mercados e outros focados na atividade de marmoraria, fortalecendo o papel do
marmorista junto a especificadores e consumidores finais de todo o país.
A qualificação da marmoraria é considerada importante e extremamente oportuna,
cumprindo uma dupla finalidade: a capacitação para atendimento das novas formas
de relacionamento exigidas pela indústria da construção civil dos seus fornecedores,
no mercado interno; e a adequação para a denominada “terceira onda exportadora”
do setor de rochas, centrada no fornecimento de produtos acabados e serviços para
atendimento de obras no mercado externo.
No mercado interno, as marmorarias precisarão atuar como fornecedoras de solu-
ções integradas de revestimento para as edificações, e não mais como simples
fornecedoras de insumos. No mercado externo, a terceira onda exportadora é a
principal forma atualmente vislumbrada para um salto quantitativo e qualitativo das
exportações, acrescentando-se produtos acabados de maior valor agregado à
comercialização.
A série de documentos técnicos dedicados às marmorarias tem por finalidade divul-
gar as melhores práticas do processo produtivo e da prestação de serviços ao
consumidor, desde o recebimento da matéria-prima até a entrega do produto final.
Também estão contempladas dicas de organização, estratégias de venda, custos e
formação de preços, informações técnicas sobre aplicação, patologias dos revesti-
mentos, novas tecnologias, de modo a auxiliar o marmorista quanto às demandas de
especificadores e clientes.
Esperamos que este documento seja útil e que o projeto Academia das Rochas contri-
bua efetivamente para a modernização e prosperidade das marmorarias brasileiras.
Brasília, 29 de julho de 2019
Reinaldo Dantas Sampaio José Georgevan Gomes de Araújo
Presidente Vice-Presidente de Mercado Interno